PÚBLICO ALVO
Estudantes universitários, docentes, profissionais interessados

Forma de docência
Teórico-Prática, abordando os principais aspectos da metodologia de investigação científica, através da exposição, exemplificação, exercitação real pelos formandos e esclarecimento de dúvidas.

Disponibilidade: 30 vagas (cada estudante deve trazer um computador portátil e internet)

Objectivo Geral
Que, no final do curso, os formados sejam capazes de gerir a informação científica relevante para a sua actividade científica, buscar as referencias e aplica-las correctamente usando o Zotero.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Fazer citações de literatura científica e apresentar as respectivas referências bibliográficas manualmente, tanto pelas normas da APA como de Vancouver.

Programa
Projecto de Investigação
Formulação da pergunta de pesquisa
Revisão Bibliográfica
Normas de Citação e Referenciação
Citação/Referenciação manual a automática

Qualificação dos formadores
Mário Fresta (Coordenador)
Médico, Especialista em Fisiologia Humana, Doutor em Medicina (Fisiologia), Professor Titular da UAN, Coordenador do Curso de Mestrado em Educação Médica (UAN), Certificado em Biblioteca Virtual em Saúde pela UFCSPA-Brasil. Director do CEDUMED. Contactos: cedumed@fmuan.maxnet.ao ou +244.923.636805.

Emanuel Catumbela
Médico, Doutor em Investigação Clínica e em Serviços de Saúde, Assistente da UAN, Colaborador do CEDUMED, Investigador pelo Centro de Investigação em Tecnologias e Sistemas de Informação em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Portugal. Contactos: ecassoco@gmail.com ou +244.991.314591.

Referências
Amaral JJF. Como fazer uma pesquisa bibliográfica. Universidade Federal do Ceara,2007. http://200.17.137.109:8081/xiscanoe/courses-1/mentoring/tutoring/Como%20fazer%20pesquisa%20bibliografica.pdf (acedido 2013-02-22)
Bibliotecas da Universidade de Aveiro (2010). Referências bibliográficas, normas e estilos; Manual estilo Harvard.
Bibliotecas da Universidade de Aveiro (2010). Tutorial de referências bibliográficas; Estilo Vancouver.